terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Too much Facebook - texto em Portugues abaixo

Have you seen those articles on how people spend hours on Facebook, Twitter, MSN and have less and less time for real relationships? I have read such articles nodding in agreement, but not considering myself one of them, until... well, until it become evident that I am!
I have moved recently to another city and to a different country altogether. I have been using the internet to keep in touch with old friends. Some days, even though I don't comment on anyone's post nor write anyone a message, I still feel I am in touch with them just by reading what they have posted. But what does this mean to the relationship? The person doesn't even know I've read what he or she posted! And this feeling of being constantly in touch may make me think that I don't need to seek friends in this new place so much. Besides, getting on Facebook is so much easier than making new friendships. Of course this is a much more complex issue, but the point needs to be made.
I can't deny the important role Facebook and other social networks have played on helping me keep in touch with precious friends and also making me reconnect with people with whom I had lost contact completely. But I can't just seat here in front of the computer and think that relationships only happen this way. I need to remind myself that besides the virtual world there is the real world, each one with its pros and cons, but both equally essential to our lives.

Texto em Portugues
Já viu alguma daquelas reportagens sobre como as pessoas tem ficado muitas horas ligadas no Facebook, Twitter, Orkut, MSN, etc e tem deixado de lado - ou tido mais dificuldade em manter - relacionamentos reais ou presenciais?
Eu lia tais artigos balançando a cabeça em afirmação, pensando: é mesmo, tem gente que não sai mais de casa, não encontra os amigos, só fica em casa na frente do computador. Mas eu não achava que eu era uma dessas pessoas, até que... bem, até que ficou evidente que eu sou!
Tendo mudado de cidade (e de país) recentemente, tenho usado a internet para me comunicar com velhos amigos e ficar por dentro do que acontece por lá. Mesmo que eu não escreva um post nem mande uma mensagem para algum amigo, só de ler o que eles postam me faz sentir como se eu estivesse em contato e participando de alguma forma da vida deles. Mas qual será a qualidade dessa interação - se é que posso chamar isso de interação? A pessoa que escreveu o post nem sabe que eu o li! E essa sensação de estar em contato com as pessoas pode me levar a pensar que eu nem preciso tanto ir atrás de relacionamentos "reais" com pessoas que moram aqui, as quais eu possa encontrar e conviver de fato. É claro que essa questão é mais complexa do que isso, mas é um ponto a ser pensado e considerado.
Não posso negar a enorme utilidade do Facebook e outras redes sociais em me ajudar a manter contato com preciosos amigos e reencontrar pessoas que não encontraria de outra forma. Mas também não posso me acomodar nessa cadeira em frente ao computador e esperar que os relacionamentos só aconteçam dessa forma. Preciso me lembrar de que além do mundo virtual também existe o mundo real, cada um com seus prós e cons, mas igualmente necessários na nossa vida.
Eu entro no Facebook várias vezes por dia e me sinto frustrada quando os posts que aparecem são os mesmos que vi da última vez que entrei - sinal de que talvez eu esteja mais no facebook do que as outras pessoas! Ou pelo menos com mais frequencia do que a capacidade das pessoas de atualizarem seus status.
Talvez eu devesse estar passando mais tempo fazendo algo que favoreça o encontro de novas amizades, especialmente daquelas que possam ser presenciais, que demandem convivencia, troca, interação. Dá muito mais trabalho do que entrar no Facebook, mas não são as coisas que dão mais trabalho as que mais valem a pena?

Nenhum comentário:

Postar um comentário